Centro Europeu de Pós-Graduação – Medicina Dentária – CEPG-MD

A criação do Centro Europeu de Pós-Graduação – Medicina Dentária ocorreu em 1996 na cidade do Porto com a designação de Centro Europeu de Implantologia – CEI e os seus fundadores os Médicos Dentistas Edson de Sá Ávila e Hiram Fischer Trindade. O objetivo era criar em Portugal um centro de formação e estudos que tivesse um nível de qualidade superior, pois as poucas iniciativas existentes nesta área eram “cursos de fins de semana” promovidos por empresas com fins comerciais que “ensinavam” os Médicos Dentistas a utilizar os implantes e equipamentos que vendiam.

Desde 1996 até os dias de hoje os cursos são ministrados de forma cada vez mais dinâmica e atual e sempre com a preocupação de oferecer o que há de mais recente e cientificamente comprovado em conformidade com a evolução das especialidades.

A criação de cursos nas demais valências/especialidade da medicina dentária foi uma consequência natural do crescimento e da credibilidade do CEPG-MD e da procura por novas formações que tivessem a qualidade como princípio fundamental.

O CEPG-MD tem uma filosofia de trabalho que é uma das bases de toda a sua atividade: SER INDEPENDENTE. Não estabelecer relações com empresas de produtos médico dentários que tenham como objetivo condições de vantagens/comissões comerciais nos cursos em detrimento da verdade científica e clínica. A nossa meta é formar e atualizar profissionais com capacidade para trabalhar com todos os produtos/sistemas do mercado e não ficarem dependentes de marcas comerciais exclusivas.

A qualidade dos cursos do CEPG-MD pode ser comprovada pelos mais de 800 Médicos Dentistas e Estomatologistas que deles participaram, ultrapassando fronteiras, o que resultou na presença de profissionais de países como Itália, Bélgica, Holanda, Reino Unido, França, Luxemburgo, Suiça, Espanha, Hungria, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Itália, Ucrânia, Cuba, Irlanda e Brasil.

O reconhecimento por parte de universidades e entidades internacionais congêneres proporcionou a assinatura de importantes protocolos científicos, como o da criação do “Diploma Universitário de Implantologia e Reabilitação Oral” e do “Master Universitário de Implantologia e Reabilitação Oral” com um total de 60 ECTs de acordo com o Tratado de Bolonha e válidos em todos o território comunitário.

Com a European School of Oral Rehabilitation Implantology and Biomaterials – ESORIB, com sede na Espanha, a parceria possibilitou aos alunos do CEPG-MD o acesso a acordos com as Universidades de Nova Iorque, Paris e Toulouse. Por meio destes acordos os alunos do CEPG podem frequentar, em condições especiais, formações nessas universidades e participar de um encontro anual de caráter científico com professores da NYU.

O CEPG-MD é uma entidade certificada pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, organismo responsável pela certificação dos cursos de formação profissional. O CEPG-MD encontra-se integrado na rede de entidades formadoras estando qualificada na área das Ciências Dentárias. Com esta certificação os cursos estão isentos de IVA.

As instalações são constituídas por um espaço com aproximadamente 300 m², com 8 equipas, 1 sala de aulas, uma pequena biblioteca e uma sala de convívio. Este espaço é utilizado exclusivamente para as formações e segue as regras da DGS relativas à biossegurança.